Caminho dos Diamantes – Santuário do Caraça

Seguindo viagem de Ouro Preto, fomos ao Santuário do Caraça em Catas Altas-MG. Este é outro lugar que recomendo conhecer! Mais uma vez o site oficial ajuda muito os visitantes a descobrirem como chegar, o que fazer e, desse modo, a se programarem melhor. É um passeio pago (R$10,00 apenas), mas tão rico que você pode passar o dia todo e não vai conseguir fazer metade dumas atividades propostas.

Na chegada já são vistas placas encantadoras alertando sobre o contato e o cuidado com a natureza exuberante que estamos prestes a presenciar. O local tem uma história imensa, era uma escola de padres que foi incendiada, reconstruída e hoje transformado em atração. Além do museu que conta com uma biblioteca invejável, há uma igreja neogótica e as ruínas do antigo colégio e seminário. Tudo muito conservado, um conjunto arquitetônico de se respeitar.

IMG_0210

Já sobre a parte natural, é possível pegar panfletos que indicam todas as opções de trilhas a serem feitas, que são muitas! Variando o nível de dificuldade e o tempo gasto em cada percurso, algumas podem ser feitas sozinhas e outras exigem a presença de guias. Dentre as recompensas pela caminhada existem cachoceiras, prainhas, piscinas naturais, grutas e taboões. Além dos animais que são prováveis de se encontrar no meio do caminho!

Quando fui, infelizmente, começou a chover no fim da tarde, mas mesmo assim conhecemos muitos destes pontos. Um que merece destaque é a Cascatinha, formada por 4 quedas d’água e 4 piscinas naturais, só a 2 km do Santuário e de fácil acesso. A temperatura da água depende da estação, mas em épocas mais quentes é irresistível não nadar! Tudo bem sinalizado e limpinho, com uma vista inigualável.

IMG_20160126_135214.jpg

Se a intenção for aproveitar ao máximo este lugar, um dia só não é suficiente. O Santuário é completo porque tem acomodações e possibilidades de alimentação, garantindo a estadia pelo tempo que for necessário. No site tem todos os valores, os atrativos e as informações necessários. Aproveitem!

Anúncios

3 comentários sobre “Caminho dos Diamantes – Santuário do Caraça

  1. Infelizmente, não pude conhecer o santuário. Contudo, quando fiz o trajeto de Diamantina a Ouro Preto, o lugar mais lindo do trajeto, sem dúvida, é a serra do caraça. Imponente e dona das mais belas paisagens de Minas Gerais. Parabéns pela iniciativa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s